-->

2ª Vara do Sistema dos Juizados

Especiais de Lauro de Freitas

Selo de Ouro 2018

COJE Lança Assistente Virtual para Atendimento ao Público

TERÇA-FEIRA, 17 DE AGOSTO DE 2021 ÀS 08:41
Compartilhar:

Alinhado aos Macrodesafios da Estratégia Nacional do Poder Judiciário, especialmente no que tange a realização do direito fundamental de acesso à justiça e do fortalecimento da relação institucional com a sociedade, o Poder Judiciário do Estado da Bahia, através da Coordenação dos Juizados Especiais, concebeu a atendente virtual Sofia para atendimentos no âmbito dos Juizados Especiais, na sua fase inicial.

O projeto gestado na Coje é pioneiro no ambiente institucional local, tendo sido desenvolvido com o uso de Inteligência Artificial, na plataforma SINAPSES, do Conselho Nacional de Justiça, colimando facilitar a comunicação com o cidadão, garantindo, inclusive, o adequado atendimento às pessoas com deficiência visual, mediante leitura de texto em diferentes velocidades e responsividade aos comandos verbais, na esteira das diretrizes da Resolução CNJ 401/2021.

A ideia de construir uma assistente virtual surgiu da necessidade de melhorar o atendimento ao público e otimizar o tempo dedicado ao fornecimento de informações corriqueiras, sendo fruto do trabalho conjunto de todos os núcleos da Coje.

É importante destacar que a Sofia, atendendo ao princípio da economicidade e eficiência, foi desenvolvida por servidores do Tribunal, valendo-se de tecnologias de livre utilização, sem contratação de serviços de terceiros, viabilizando, assim, o fácil compartilhamento interno e até mesmo com outros Tribunais do país, atendendo à diretriz cooperativa da Resolução CNJ 350/2020.

Segundo a Juíza Coordenadora dos Juizados Especiais “A assistente virtual Sofia é mais uma entrega inovadora e inclusiva da atual gestão, através da Coje, resultado de muito empenho e meses de trabalho, vindo ao encontro da realização do 16º objetivo de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 e o Macro Desafio Estratégico de Fortalecimento da Relação Institucional do Poder Judiciário com a Sociedade”.

Conforme o assessor Leonardo Ribeiro, “o diferencial da Sofia está na facilidade de evolução, pois sua base de dados foi desenhada para facilitar tanto a inclusão gradativa de perguntas e respostas quanto a realização de novos treinamentos da IA. Além disso, ela poderá também auxiliar as unidades judiciárias, facilitando ainda mais o acesso às informações”.

Clique aqui para visualizar vídeo demonstrativo da Sofia.